Sua comunicação está bem alinhada com as novas tendências?
Você ainda divulga seu Projeto social como fazia dez anos atrás?
As dificuldades enfrentadas por uma organização social são tantas que, muitas vezes, o sonho de transformar o mundo se transforma em um enorme pesadelo. Com isso, a grande maioria das ONGs não consegue atingir seu real objetivo e acaba andando em círculos, num processo desgastante para todos os envolvidos – diretores, voluntários ou colaboradores. Invariavelmente, acreditamos que isto se deva à falta de recursos quando, na verdade, está antes disso: no planejamento, na gestão, na forma como se capta e, principalmente, na equivocada comunicação feita com a sociedade.
Neste treinamento, os participantes vão compreender porque o marketing dos projetos sociais deve ser estabelecido por meio de metas e resultados, e que a comunicação precisa agregar valor à causa e ser adotada utilizando metodologias tradicionais e contemporâneos.
Como já diria o eterno Chacrinha: "quem não se comunica, se trumbica"
Quem precisa fazer este treinamento?
- Lideranças das equipes (coordenadores, gerentes, diretores)
- Profissionais de Marketing e comunicação de OSCs
- Captadores de recursos, empreendedores sociais e educadores
- Jornalistas e relações públicas
Conteúdo Programático:
- O que a comunicação e o marketing podem fazer
- Contexto global e a comunicação corporativa
- Quais são os cenários em que atuo e o que eu faço aqui?
- Estratégia de atuação: informacional x relacional
- Identidade e imagem: quais são os elementos importantes e genuínos que há em mim e como os outros percebem
- Ser relevante e ter significado: o que faz as pessoas quererem interagir com você
- Entendimento sobre os públicos da organização:
- Quem são?
- Que influência eles têm sobre minha organização ou meu negócio?
- Como identificar potenciais apoiadores e se aproximar deles?
- Como se relacionar com públicos mais relevantes?
- Marketing para organizações sociais: o segredo é entender com quem fala para saber como se apresentar
- Ferramentas de comunicação: os melhores recursos para uma comunicação que faça sentido
- Instrumentos institucionais: site, newsletter, presença em mídias sociais, papelaria, brindes
- Mídias digitais: Facebook, Twitter, Instagram, Pinterest, G+, Youtube, blogs, Slideshare
- Relacionamento com a imprensa:
- Pelo que a imprensa se interessa?
- Com quem eu falo?
- Como eu apresento uma sugestão ou aviso um acontecimento?
- Eventos: para que servem? Quando vale a pena fazer?
- Publicidade e propaganda: quando investir nesse recurso?
- O bom e velho tête-à-tête
- Criatividade é tudo
- Como ser criativo?
- O que é tendência?
- Como inovar?
- Práticas de criatividade
- O que é inovador: Storytelling – A experiência narrativa de construção de sentido
- Por que contar histórias é tão eficiente na comunicação corporativa?
- Narrativa central: como escolher as histórias mais adequadas
- Elementos importantes da história: o que a história tem que ter pra ser boa
- Roteiro da narrativa: como construir uma história impactante
- Recursos para ‘contar’ a história: desde os mais elaborados até as formas mais simples e baratas
- Combinação de instrumentos: fazendo a história conversar por aí
- Afinal, minha estratégia de comunicação deu certo? Verificando resultados
- O que avaliar?
- Quais os impactos gerados?
- Como eu mostro resultados pra explicar porque a comunicação vale a pena?
Palavras-chave:
Comunicação, planejamento, captação de recursos, comunicação, marketing, storytelling, mídias digitais, redes sociais, imprensa, Terceiro Setor, impacto, narrativa, público-alvo, resultados.
Um treinamento em parceria com:
®2019 ➤ Instituto Filantropia – (Z). Conteúdo programático sujeito a mudanças de acordo com atualizações do facilitador.